Criar uma Loja Virtual Grátis
APJ
APJ

Ação Paramaçônica Juvenil - APJ é uma instituição paramaçônica para jovens, de âmbito nacional no Brasil, criada pelo Grande Oriente do Brasil, órgão agremiador da maçonaria brasileira.

A APJ como é conhecida pelos jovens e adultos envolvidos em suas atividades é uma proposta da maçonaria brasileira para criar uma reserva moral para o Brasil. Dentre os princípios norteadores da APJ encontram-se o estudo das personalidades históricas brasileiras, o conhecimento sócio-político do país, noções de cidadania, patriotismo, fidelidade, ética, além do desenvolvimento de talentos adicionais ao esporte, artes, literatura e liderança.

O projeto inicial da APJ se deu em 15 de abril de 1983, quando a Assembléia Federal Legislativa da maçonaria brasileira aprovou a criação da lei n.º 02/83 que previa a criação e manutenção da APJ/GOB. As várias extensões da APJ são chamadas de núcleos, que são sempre presididos pelo Ductor (apejotista eleito pelo núcleo), e monitorados pelo preceptor (um maçom regular).

Para participar da APJ é necessário ter entre 07 e 21 anos e ser indicado por um membro já atuante ou um preceptor. O trabalho na APJ é gratuito e é tutelado pela Maçonaria. Cada Grão-Mestre Estadual é responsável direto pelo desenvolvimento da APJ em seu Estado.

O patrono e símbolo cívico geral da APJ é Olavo Bilac.

Organização

Os núcleos da Ação Paramaçônica Juvenil do GOB são presididos pelo Ductor, que preside as reuniões, monitorado pelo(s) preceptor(es), normalmente, um maçom e sua esposa, ou, raramente, pais de um apejotista que tenham bons costumes. Os núcleos Alfa são dividiso nos seguintes cargos ou graus:

1 - Ductor (Presidente)
2 - Nomenclator
3 - Núncio
4 - Escriba
5 - Preletor
7 - Coletor
8 - Guardião
9 - Arauto
10 - Regente

Todo núcleo da APJ/GOB deve ser supervisionado por um preceptor (um maçom ativo), e/ou sua esposa, a preceptora. As reuniões ocorrem sempre na loja maçônica na qual o núcleo estiver filiado.


Sete atributos essenciais de um Apejotista


1 - Ser filho de maçom ou amigo indicado por um Sobrinho ou membro da família maçônica.
2 - Ser alfabetizado, de preferência matriculado em escola;
3 - Ser obediente, bom filho e que goste de estudar;
4 - Ter respeito pelos mais velhos
5 - Ser limpo de corpo e alma, ser qualquer tipo de vício;
6- Acreditar em Deus sobre todas as coisas;
7 - Estar disposto a participar de ações filantrópicas sempre que necessário.

Blog oficial do Diretor Executivo Nacional da APJ, (clique aqui